São José e Audax fazem primeiro jogo da final da Copa do Brasil feminina

20161019

São José e Audax começam a decidir, nesta quarta-feira (19), às 19h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, o título da Copa do Brasil de Futebol Feminino. O site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a página do Audax no Facebook anunciam a transmissão ao vivo, pela internet. As jooenses buscam o tricampeonato, somando a taça às conquistas de 2012 e 2013. O Audax, que firmou parceria com o Corinthians para a temporada, disputa a final do torneio pela primeira vez. O jogo de volta acontece no próximo dia 27, no José Liberatti, em Osasco. As campeãs garantem vaga na Libertadores Feminina de 2017.

Depois de um incômodo hiato, o São José volta a aparecer em uma final de campeonato e se reafirma como time de chegada. Nos últimos cinco anos, a Águia do Vale esteve em 12 decisões – três do Campeonato Paulista, três da Copa do Brasil, duas do Campeonato Brasileiro, três da Libertadores e a final do Mundial de Clubes de 2014. Ao todo, foram nove taças levantadas neste período. O ano de 2016, no entanto, têm sido um ponto fora da curva da trajetória copeira do São José: o time parou nas semifinais do Campeonato Brasileiro, eliminado pelo Rio Preto. No estadual, não foram além das quartas de final. 

“São José dos Campos acredita no trabalho que é feito no futebol feminino e isso tem feito a diferença. Tudo é consequência de muito trabalho. Nosso objetivo é sempre chegar às finais e lutar pelo título”, explica, em entrevista ao site oficial da CBF, a zagueira Gislaine – que está no time há 12 anos.

No primeiro ano da parceria entre Audax e Corinthians para a disputa dos principais torneios do futebol feminino, as comandadas do técnico Arthur Elias mostraram consistência e evolução – além de uniformes distintos. No Campeonato Brasileiro, jogando com a camisa corintiana por conta do ranking da CBF, o time não passou da segunda fase. Quatro meses depois da queda precoce, as jogadoras chegaram à semifinal do Campeonato Paulista. Na Copa do Brasil, as cores são as do Audax, já que a vaga garantida no estadual do ano passado era da equipe de Osasco. 

Se ficar com o título, o São José supera o Santos e passa a figurar como o maior campeão da Copa do Brasil – as Sereias da Vila também detêm duas conquistas (2008 e 2009). O time da técnica Emily Lima chega invicto para a decisão: foram cinco vitórias e um empate, com 27 gols a favor e um contra. Para chegar até aqui, a Águia passou pelo Paraíso (TO), Atlético (AC), JV Lideral (MA) e Foz Cataratas (PR).

Depois de eliminar Pinheirense (PA), Santos (SP), Flamengo (RJ) e Cresspom (DF), o Audax aposta no faro de gol da atacante Chú Santos, que é a artilheira da competição, com 11 gols. No caminho até a primeira final de sua história, a equipe acumulou cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com 21 gols marcados e cinco sofridos.

O São José poderá contar com a lateral Yasmim, que foi liberada do período de treinos com a seleção feminina sub-20 durante os dois jogos da final. O Audax também conta com um reforço de peso: a meia Thaísa, que cumpriu suspensão no segundo jogo da semifinal contra o Cresspom.

“Conseguimos chegar aqui com muita luta e com essas vitórias que tivemos fomos ganhando cada vez mais confiança. Chegamos bem aqui e agora é trabalhar muito a parte emocional, porque tudo o que a gente tinha pra fazer dentro de campo, a gente já treinou. O primeiro jogo é fora e temos que pensar em vitória, respeitando o São José, que tem uma equipe de muita tradição no futebol feminino, mas nós vamos buscar isso”, diz Thaísa, falando ao site oficial do Audax.

Esta será a quinta vez que São José e Corinthians/Audax medem forças neste ano. Na primeira fase  do Campeonato Brasileiro, o Corinthians levou a melhor: 2 a 1 em casa. Na fase seguinte, empate em 1 a 1 em São José dos Campos. Nas quartas de final do Campeonato Paulista, a equipe de Osasco avançou com duas vitórias (3 a 2 no Martins Pereira e 3 a 1 no José Liberatti).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*