Em ano de violência de torcidas, corrida busca unir adversários no Rio

20161021

Um dia antes da reabertura do Maracanã para o jogo entre Flamengo e Corinthians, times que têm as maiores torcidas do país, a Lagoa Rodrigo de Freitas recebe a segunda etapa de 2016 da Corrida das Torcidas.

A prova une a paixão pelo futebol com a corrida de rua e deve ter a participação de pelo menos duas mil pessoas.

Cada corredor vai representar as cores dos times de coração e percorrer 7,5 quilômetros na Lagoa num clima de confraternização e paz, que é o que se espera nos estádios.

O Vascaíno Tacio Di Luca Lemos De Carvalho, com 18 anos é o atleta mais novo que vai participar da prova e não esconde a empolgação.

“Descobri a corrida há um mês e nenhum amigo meu vai fazer, mas estou ansioso, treino desde que descobri. Na corrida vou estar representando o Vasco, tenho de ir com a camisa da competição, mas pode ter certeza que o calção será vascaíno”, declarou.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é que os torcedores entendam que adversários não são inimigos. De acordo com pesquisa feita pelo professor Maurício Murad, desde 2010, cerca de 113 pessoas já morreram em brigas de torcida.

Para João Traven, um dos organizadores, a prova reforça o espírito pacífico da competição. “A Corrida das Torcidas Caixa já faz parte do calendário do atleta. A alegria dele em participar da festa, representar o seu time e correr lado a lado com seus ‘adversários’ no futebol é o diferencial”.

“Esse é um fim de semana marcante com a reabertura do Maracanã, e nós esperamos que o mesmo clima de paz e alegria que temos na prova se repita no Maior do Mundo e em todos os estádios”, diz ele.

Todas as cores

Como nas edições anteriores, os rubro-negros aparecem como maioria na lista de inscritos. Em segundo lugar, estão os tricolores, seguidos pelos vascaínos, botafoguenses e torcedores de outros clubes.

Os corredores podem ajudar o time do coração a ser campeão da prova, já que as três equipes com mais inscritos levam um troféu, assim como os três melhores times no índice técnico, usando os 10 melhores colocados de cada clube.

Os cinco primeiros colocados no geral, tanto no feminino quanto no masculino, também faturam troféus. Todos os inscritos que completarem os percursos ganham uma medalha exclusiva do evento.

Corrida das Torcidas Caixa

Data: 22 de outubro de 2016

Local: Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Parque dos Patins

Horário da largada: 20h

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*