Brasileira Edneusa Dorta ganha bronze no feminino da maratona T12

20160917

Na manhã deste domingo (18), foram disputadas três das cinco provas da maratona dos Jogos Paralímpicos fo Rio de Janeiro. E o Brasil conquistou uma medalha, que veio na categoria T12 (para deficientes visuais), Edneusa de Jesus Santos Dorta ficou em 3º lugar e ganhou um bronze. Ela completou os 42km da prova em 3h18min38s.

Esta foi a primeira medalha da carreira de Edneusa, que disputa a sua primeira Paralimpíada da carreira

Foi a primeira medalha da carreira de Edneusa, que disputa a sua primeira ParalimpíadaDivulgação Brasil 2016

Edneusa ficou a 16min55s da vencedora da prova, a espanhola Elena Congost, que completou a prova em 3h01min43s. Em segundo lugar, ficou a japonesa Misato Michishita com o tempo de 3h06min52s. Ao todo, sete corredoras disputaram a prova. Dessas, cinco chegaram até o final.

Essa foi a primeira medalha da carreira de Edneusa, que disputa a sua primeira Paralimpíada da carreira. De acordo com informações do CPB, ela possou baixa visão desde o nascimento decorrente de uma rubéola que sua mãe teve durante a gravidez. Até os 24 anos, ela competia no atletismo tradicional. Depois de um tempo parada, ela foi para o atletismo paralímpico em 2012.

Chinês e marroquino vencem no masculino

Também na categoria T12, o marroquino Amin El Chentouf venceu entre os homens. Ele fez o tempo de 2h32min17s. Em segundo lugar, ficou o espanhol Alberto Suarez Laso, com 2h33min11s, e, em terceiro, o japonês Masashiro Okamura, com 2h33min59s. Não houve brasileiros nesta prova.

Outra prova que aconteceu na manhã deste domingo foi a maratona da categoria T58 (disputada por atletas com alguma amputação). Nela, Li Chaoyan, da China, venceu com o tempo de 2h33min35s. O espanhol Adberrahman Ait Khamouch ganhou a prata com o tempo de 2h37min01s. O bronze ficou com o português Manuel Mendes, com 2h49min57s. O brasileiro Alex Douglas Silva não conseguiu completar a prova.

Às 12h30, serão disputadas as últimas provas da maratona. Na categoria T54 (para atletas com cadeira de rodas) masculino e feminino. O Brasil está representado nas mulheres com Maria de Fátima Chaves e Aline Rocha

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*